Dori do PT

Dori do PT

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Josias Gomes avalia conferência da corrente Construindo um Novo Brasil, na Bahia

Ainda repercute no segmento político do PT da Bahia, e da própria política baiana, a conferência estadual que reuniu lideranças e militantes da corrente Construindo um Novo Brasil-CNB estadual. Cerca de 1.200 pessoas, segundo a organização do evento, participaram dos debates, representando mais de 160 municípios e todos os territórios da cidadania da Bahia.
As principais lideranças anotadas foram as do ex-ministro José Dirceu, do deputado federal Josias Gomes, do secretário de Planejamento do Governo da Bahia, deputado federal licenciado Zezéu Ribeiro, dos deputados estaduais Paulo Rangel e Fátima Nunes, do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, do presidente estadual da CUT, Martiniano Costa, do reitor da Universidade Federal do Recôncavo, Paulo Gabriel, da prefeita de Itiúba, Cecília Petrina, do vereador soteropolitano, Carballal, entre outros. Destaque também, como convidado, para a presença do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano,citado como possível candidato ao governo estadual na sucessão do atual governador, Jacques Wagner.
A importância da reunião da CNB-Bahia, que associa nacionalmente expressões como a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro José Dirceu, aumenta em função do significado da corrente para o PT baiano. Suas principais lideranças deixaram o encontro convictas de que há tarefas urgentes a cumprir, especialmente no que diz respeito à interferência do partido como um todo nas eleições do próximo ano.
Na opinião de Josias Gomes, “existe um enorme espaço a ser ocupado pelo PT nas eleições municipais de 2012, uma vez que cresce o prestígio do partido em meio à população de todo o estado, na mesma medida em que surgem novas lideranças, enquanto outras nem tão novas assim acumulam experiência e reconhecimento em todo o estado”. Para Josias, “é preciso lançar candidaturas no maior número de municípios que seja possível, atendendo a essa nova perspectiva estadual de distribuição do poder municipal, inclusive com a antecedência que a conjuntura exige”.
O parlamentar petista considera, ainda, que o encontro da CNB “reforçou o compromisso da corrente com a continuidade das políticas de combate às desigualdades iniciadas pelo governo Lula, conforme vem acontecendo, agora, no governo Dilma Roussef”. Para ele, “é importante esse compromisso da CNB tendo em vista a necessidade de o Brasil alcançar estágios mais avançados de desenvolvimento econômico e social, o que somente pode acontecer com a superação da miséria, conforme pretende o governo do PT”.
No plano estadual, Josias destacou “a reafirmação do apoio irrestrito da CNB ao governo do companheiro Jacques Wagner, que vem transformando a fisionomia política, econômica e social da Bahia, estabelecendo estreitas ligações com as bases populares, com os movimentos sociais, com as entidades sindicais, com os municípios, enfim, revertendo tendência histórica de governos baianos anteriores em governar com as elites e para as elites”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre