
A cidade de Salvador sedia neste domingo, 22, a cerimônia de beatificação da Irmã Dulce. O evento religioso está marcado para acontecer a partir das 17 horas, no Parque de Exposições. A presidenta Dilma Roussef já confirmou presença, ao lado do governador Jacques Wagner. Baiana de Salvador, Irmã Dulce, o “Anjo Bom da Bahia”, passará a ser conhecida como Bem Aventurada Dulce dos Pobres.
Segundo pensa o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, que se fará presente ao evento, “o reconhecimento da Igreja Católica ao trabalho da Irmã Dulce é tanto mais importante quanto se sabe da sua opção pelos mais pobres, desde o início de sua vida religiosa, o que lhe dá uma notável dimensão humana e cristã, além de servir de exemplo positivo na luta pela superação da pobreza e das desigualdades”.
Dezenas de milhares de pessoas estão sendo aguardadas, de todas as partes do Brasil, na celebração cristã do final desta tarde, em Salvador. Irmã Dulce, cujo nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 1914 e falecida em 1992, antes da cerimônia da beatificação propriamente dita, vai receber, a partir das 14 horas, homenagens artísticas de grupos formados em instituições ligadas às Obras Sociais Irmã Dulce.
A celebração canônica, marcada para as 17 horas, será presidida pelo cardeal d. Geraldo Majella Agnelo. A beatificação é o penúltimo passo para a canonização, que é o reconhecimento de Irmã Dulce como santa da Igreja Católica. A beatificação de agora foi confirmada após a comprovação, pelo Vaticano, de um milagre operado pela Irmã Dulce no ano de 2001, tendo o processo sido iniciado em 2003.
Uma programação dedicada à Irmã Dulce (1914/1992) será apresentada pela TVE Bahia, neste domingo (22), para marcar o processo de beatificação da religiosa baiana. Às 15h30, estará no ar o especial ‘Irmã Dulce – A Santa da Bahia’, com 60 minutos de duração. E das 16h30 às 19h, a emissora transmite ao vivo toda a mobilização no Parque de Exposições, em Salvador, onde acontece a cerimônia de beatificação da freira, que se dedicou ao acolhimento da população de baixa renda ao longo de 60 anos.
A transmissão ao vivo, com seis câmeras, será ancorada pelo jornalista Robson do Val e terá participação de dois comentaristas convidados, o coordenador da Pastoral Universitária de Arquidiocese de Salvador, padre Carlos André, e o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), filósofo José Antonio Saja Ramos Neves dos Santos.
Robson do Val é também o diretor de ‘Irmã Dulce – A Santa da Bahia’, documentário que mostra a trajetória da religiosa, o seu legado de caridade e milagres atribuídos pelos fiéis, além da crescente devoção à religiosa. O primeiro bloco mostra o início da vida monástica, em Sergipe, e os esforços para se manter ativa mesmo tendo saúde bastante debilitada, com apenas 30% da capacidade pulmonar.
O segundo bloco apresenta as Obras Sociais de Irmã Dulce, organização responsável pelo atendimento a mais de cinco milhões de pessoas por ano, e relembra a coragem da freira, que invadia imóveis desocupados e enfrentava autoridades para garantir acolhimento a mendigos.
No terceiro e último bloco os focos são a morte de Irmã Dulce, a comoção entre os baianos e os relatos de milagres que motivaram o processo de beatificação. O especial apresenta ainda entrevista com o historiador e museólogo Osvaldo Gouveia, responsável pela reunião de documentos e objetos que compõem o acervo do Memorial Irmã Dulce.
Toda a programação da TVE Bahia pode ser conferida em tempo real no portal do Irdeb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre