
O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, avaliou como importante para o desenvolvimento econômico da Bahia o projeto de recuperação da navegabilidade do São Francisco. Em discurso no plenário da Câmara, na tarde desta terça-feira, 15, o parlamentar baiano considera, mesmo, que “a recuperação da navegabilidade e a revitalização das margens do rio São Francisco representam ações de significativo valor num contexto de desenvolvimento nacional”.
Para Josias, o desenvolvimento “envolve muitos aspectos, como a melhoria as condições ambientais e físicas de seu leito fluvial, o aperfeiçoamento da infraestrutura dos vilarejos marginais, com repercussão imediata no trabalho e renda da população ribeirinha, ou ainda o fomento do setor turístico”. Ainda sobre a questão do desenvolvimento, o deputado enxerga, também, “efeitos positivos nos projetos agrícolas, na geração de trabalho e no transporte de riqueza, com maior capacidade de carga e menor impacto ambiental”.
Na seqüência, a íntegra do pronunciamento do deputado Josias Gomes:
“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho à Tribuna expressar meu contentamento ao saber que ampla mobilização envolvendo várias esferas de governo, além de apoio da iniciativa privada, está sendo firmada para a recuperação da navegabilidade, em escala comercial, na hidrovia do Rio São Francisco. Com positivos resultados socioeconômicos dignos de destaque, tal medida reafirma o estratégico papel do Velho Chico para o desenvolvimento de várias regiões.
Rio da integração nacional, o São Francisco, descoberto em 1502, ostenta esse nome por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, percorre uma longa distância e divide-se em diferentes trechos. Temos, assim, o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz.
Rio da integração nacional, o Velho Chico banha os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, com sua bacia hidrográfica também envolvendo parte do Estado de Goiás e o Distrito Federal. E os números adquirem proporção ainda maior, pois recebe água de mais de 160 afluentes, com a produção de água de sua bacia concentrando-se nos cerrados do Brasil Central e em Minas Gerais.
Nobres Parlamentares, considero relevante trazer a lume esses pujantes dados para que tenhamos a plena convicção de que a recuperação da navegabilidade e a revitalização das margens do Rio São Francisco representam ações de significativo valor num contexto de desenvolvimento nacional.
Desenvolvimento que envolve muitos aspectos, como a melhoria das condições ambientais e físicas de seu leito fluvial, o aperfeiçoamento da infraestrutura dos vilarejos marginais, com repercussão imediata no trabalho e renda da população ribeirinha, ou ainda o fomento do setor turístico. Sim! O Velho Chico revela-se como um extraordinário patrimônio cultural e ambiental. Ele percorre localidades dotadas de singular riqueza e que revelam verdadeiros santuários ecológicos.
Atravessar o Rio São Francisco permite-nos conhecer parte de nossa rica Nação, com seus diversos ecossistemas e com sua multiplicidade cultural! O Rio São Francisco, que vai em direção ao mar e que irriga a terra árida. O mesmo Rio São Francisco, que corajosamente tenta resistir à ação destruidora daqueles que, de maneira reiterada, negam o seu imenso valor histórico e socioeconômico.
Senhoras e Senhores Deputados, por todas essas razões, quero deixar registrado minha disposição em contribuir para que o projeto de recuperação da navegabilidade do Velho Chico seja realizado o quanto antes, sobretudo com o necessário aporte de recursos do Governo Federal. A partir desses investimentos, ele certamente voltará a ser a principal via social e econômica de todo o Vale, tendo efeitos positivos nos projetos agrícolas, na geração de trabalho e no transporte de riquezas, com maior capacidade de carga e menor impacto ambiental.
Agradeço, ainda, o valioso apoio recebido do Ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, e parabenizo, de maneira especial, o Governador Jaques Wagner por todo seu empenho para que o Estado da Bahia continue a participar dessa transformadora iniciativa. Nós, que convivemos no dia a dia com o povo de toda aquela região, sabemos o tamanho da esperança geral em ver concretizado projeto dessa magnitude.
Muito obrigado”.
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