
O novo projeto do Porto de Salvador e os detalhes do sistema viário, que será implantado até 2014 na capital baiana, estiveram entre os principais pontos discutidos nesta quinta-feira (17), na 7ª reunião do Comitê Gestor da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 | Salvador cidade-sede, que aconteceu no Palácio Tomé de Souza.
O mestre em urbanismo e coordenador de Planejamento de Transportes, da Secretaria de Infraestrutura e Transportes de Salvador (Coplan/Setin), Francisco Ulisses, apresentou os principais "gargalos" do trânsito de Salvador e as soluções previstas nos projetos. Entre elas, a construção de corredores exclusivos para ônibus de alta capacidade, o Bus Rapid Transit (BRT) que, na primeira etapa, vai ligar o Aeroporto ao Acesso Norte. De acordo com Ulisses, o projeto básico do BRT estará concluído no mês de abril, e as obras iniciadas ainda este ano.
Já o projeto de construção do terminal de passageiros do Porto de Salvador, que ainda está em discussão com o Governo do Estado e com a Companhia das Docas do Estado (CODEBA), foi apresentado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Paulo Damasceno. A ideia é promover uma maior integração entre a Baía de Todos os Santos e o bairro do Comércio, valorizando a paisagem local. O projeto prevê estacionamento subterrâneo e vias exclusivas para táxis, vans e ônibus de turismo, diminuindo significativamente os engarrafamentos.
O coordenador do Comitê e também gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal, apresentou na ocasião aos secretários as obrigações contratuais firmadas com a FIFA. "Essas obrigações têm implicações em todas as secretarias da Prefeitura. Dizem respeito às atividades, projetos e ações estratégicas que estão previstas na matriz de responsabilidades da Copa, assinada pelo prefeito João Henrique.", enfatizou Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre