Dori do PT

Dori do PT

sexta-feira, 11 de março de 2011

BNDES mantém linha de financiamento a empresários baianos Josias Gomes vê fomento como fundamental para a indústria baiana


Os empresários baianos continuarão a contar com linha de financiamento do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI) para aquisição de máquinas e equipamentos, ônibus e caminhões. Com juros entre 4% a 10% ao ano, os empresários têm até o dia 31 de dezembro deste ano para solicitar o crédito através da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia). A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 10, pela Agência de Comunicação do Governo da Bahia.

Para o deputado federal Josias Gomes, “a manutenção do programa BNDES de Sustentação do Investimento, especialmente para os bens de capital, a juros baixos, é de fundamental importância para a melhoria dos índices de produtividade da indústria baiana, que vive um momento de notório progresso, conforme revelam os números sobre o setor”.

Segundo a matéria, o programa foi criado pelo BNDES em junho de 2009 para combater os efeitos da crise financeira internacional, estimulando a antecipação de investimentos por parte das empresas. Desde seu lançamento, prossegue a notícia, a Desenbahia já aprovou R$ 54 milhões em financiamentos para tratores, caminhões, máquinas agrícolas, entre outros equipamentos para pequenas e médias empresas.

“O BNDES PSI é uma linha altamente competitiva e que certamente ajudará bastante aos empresários baianos. O programa, aliado a outras medidas, permite que as empresas locais mantenham seus planos de investimento, preservando e criando novos empregos”, explicou o diretor de Operações da Desenbahia, José Ricardo Santos.

Novidades – Passam a contar com as condições especiais do BNDES PSI a aquisição de partes, componentes e serviços tecnológicos para bens de capital. O Programa também financiará bens de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidos no Brasil com tecnologia nacional. Nos dois casos, as taxas finais para o tomador do empréstimo serão de 5% ao ano.

Outra novidade é que será incluído no PSI o financiamento a ônibus com tração elétrica e tração híbrida, combinando o uso da eletricidade com algum outro combustível (diesel, biodiesel, etanol etc). Os equipamentos também terão de ser acessíveis para deficientes físicos e serão comercializados com taxa de 5% ao ano.

A partir próximo mês de abril, as taxas de juros para ônibus e caminhões serão de 10% ao ano, contra os 8% atuais. Os juros cobrados para comercialização de bens de capital passam de 5,5% para 6,5% ao ano (micro, pequena e média empresa) e 8,7% (grande empresa).

Empresário de qualquer parte do estado pode solicitar seu financiamento no site da Desenbahia, primeira agência de fomento do país a lançar um sistema web de solicitação de crédito. Com a entrega dos documentos, é feita a qualificação cadastral – enquadramento de acordo com as normas operacionais – e então há uma análise técnica do investimento. Com a aprovação, é realizado o contrato para, em seguida, o recurso ser liberado. Mais informações no site ou pelo telefone 0800-285-1626.

Blog do Josias Gomes, com informações da Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre