Encerrou no último domingo, 31, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, a Plenária Estadual da Juventude do PT, etapa preparatória para o Encontro Nacional da Juventude do PT que ocorre nesse fim de semana em Brasília. Em pauta, a necessidade de a Juventude do PT impulsionar a sua organização para responder aos desafios e as expectativas da juventude brasileira no ano de 2010, onde está em jogo a continuidade do projeto democrático-popular e das mudanças em curso no país.
A mesa de abertura da Plenária contou com os nomes de Ademário Costa (Diretório Estadual do PT e ex-vice-presidente da UNE), Everaldo (DE-PT), Vera Lúcia “Lucinha” (Direção Nacional do MST), Renata Rossi (Diretório Nacional do PT) Josias Gomes (DN-PT), Valderci (Deputado Estadual), Rosana Souza (Secretária Nacional de Juventude da CUT), Otavio Rubio (vice-presidente da Juventude da CSA - Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Americas) e o prefeito de Irecê, Zé das Virgens.
Ao todo, foram 203 jovens credenciados/as, entre quase 300 participantes, que elegeram 29 delegados/as para o Encontro Nacional nessa semana, colocando a Bahia entre as três maiores plenárias estaduais de todo o Brasil.
Foram apresentadas emendas ao texto base que reforçam a necessidade do fortalecimento das políticas de promoção da cidadania LGBT, a necessidade do fortalecimento das políticas de reparação racial para a população negra e indígena, além da reafirmação do papel das mulheres no partido, com a proposta da lista fechada com alternância de sexo e o financiamento partidário para as secretarias de mulheres e as campanhas femininas, além de inúmeras outras pautas da juventude partidária baiana. As emendas apresentadas na plenária serão anexadas às contribuições das atividades estaduais de todo o Brasil e farão parte dos debates que ocorrerão no Encontro Nacional desta semana.
JPT Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre