Dori do PT

Dori do PT

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bahia investe na geração de empregos

A Bahia fechou 2009 com um saldo recorde de 71.170 empregos com carteira assinada, registrando o melhor resultado da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o período e o melhor desempenho do Nordeste. O desempenho na geração de emprego em todo o estado foi, de 2007 a 2009, de 170.812 novos empregos, segundo o Caged.



O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, destacou ser este o maior crescimento do emprego formal em um único ano na Bahia, observando que todos os empregos foram com carteira assinada e garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. “Isso significa uma melhoria nas condições de trabalho e no avanço da promoção do trabalho decente para os baianos”, afirmou o secretário, adiantando que para este ano a expectativa é que a geração de empregos seja mais uma vez recorde, com as taxas de crescimento econômico previstas para acima de 5%.



A superintendente do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, falou dos bons resultados conquistados pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) em 2009, quando bateu todos os recordes de anos anteriores. “Em todo o estado, o SineBahia intermediou 59.807 vagas. Somente a equipe especializada do Setor de Psicologia fez o atendimento, na capital, de mais de 36 mil pessoas, preparando-as para o encaminhamento ao mercado de trabalho. Também, dentro da unidade central, foram feitas ações de qualificação social e profissional de mais de seis mil trabalhadores”, disse.



A Bahia, explicou a superintendente, foi escolhida pelo Ministério do Trabalho e Emprego para ser o estado-piloto na implantação da nova plataforma web do Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae). “Com essa inovação tecnológica, o trabalhador poderá realizar o cadastramento/atualização dos seus dados no sistema e visualizar e se candidatar às vagas, além de acompanhar o andamento dos processos que participa. Por sua vez, o empregador poderá abrir vagas no sistema e pré-selecionar candidatos para avaliação do Sinebahia”, declarou. O SigaeWeb está em fase de implantação e passa por alguns ajustes.



Programas de qualificação social e profissional são intensificados



Lançado no final do segundo semestre de 2009, o programa Qualifica Bahia, que utiliza de recursos exclusivos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), prioriza pessoas em situações vulneráveis econômica e socialmente. Como proposta, o programa pretende qualificar 12 mil trabalhadores em 213 municípios. Atualmente, estão em sala de aula quase cinco mil trabalhadores, recebendo treinamento nas áreas de agricultura familiar e economia solidária, comércio e serviço, construção civil, construção naval, empreendedor individual, pessoas com deficiência, setores portuário e de mineração, petróleo e gás e turismo.



Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o governo qualificou 3.240 trabalhadores de 18 municípios do interior e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) nos cursos de caldeireiro, eletricista, mecânico de refrigeração auxiliar, auxiliar de sonda, montador, panificador, pintor industrial, instalador de linhas telefônicas, dentre outros.



Por intermédio do programa Próximo Passo, antes chamado de Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) da Construção Civil/Bolsa Família, serão qualificados, entre 2009/2010, 12 mil trabalhadores em dez municípios da RMS. Serão beneficiadas as cidades de Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz. Em dezembro de 2009, foram certificados os primeiros 500 trabalhadores, em Camaçari.



Já o Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) qualificou em 2009 um total de 1.500 trabalhadores em 61 municípios, nos cursos de ceramista, confeitaria, pedreiro polivalente, eletricista predial, recepcionista com informática, operador de calçados, mecânico de motor diesel, carpinteiro de forma, panificador, mecânico de auto, auxiliar administrativo. Os trabalhadores foram qualificados, atendendo as demandas dos municípios, em diversas cadeias produtivas.



Por meio do PlanSeQ, mais 1.100 trabalhadores foram qualificados em cursos de desenvolvimento de software, com média de 300 horas. Essa qualificação foi dirigida aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, entre 16 e 24 anos, cursando entre o segundo e o terceiro ano, das cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista.



Em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), estão sendo qualificados 200 trabalhadores negros através do Projeto Integrado de Ação Afirmativa. São cinco turmas de formação para concurso público, sendo quatro presenciais e uma na modalidade a distância, que funcionam, de segunda a sexta-feira, em unidades de Salvador e de Lauro de Freitas.



Programas voltados para a juventude



Os programas voltados para os jovens baianos que estão em busca do primeiro emprego recebem atenção especial da atual administração. O projeto Juventude Cidadã, destinado a jovens entre 16 e 24 anos, já qualificou mais de dez mil nas áreas de metal/mecânica, telemarketing, alimentação, turismo, construção civil, administração, vestuário e agroextrativismo em 59 municípios de 19 territórios de identidade.



Na capital, foram certificados em maio 1.600 jovens de 18 bairros e em dezembro foram mais 1.400 jovens que moram na Federação, Cajazeiras, Paripe, Tancredo Neves, Mata Escura, Barbalho e São Cristóvão. No interior, foram certificados 5.100 jovens no mês de agosto e, antes de finalizar o ano, foram mais 2.700 jovens.



Um dos cursos oferecidos pelo Juventude Cidadã foi o de soldador, realizado em Simões Filho. Em Feira de Santana, uma turma de Administração formou uma cooperativa e criou o Instituto de Beleza Felicittá, que fez sucesso no Fórum Mundial da Juventude, realizado em Brasília no mês de dezembro.



O programa Trilha/Setre, que começou no final do segundo semestre de 2009, atenderá 96 municípios, beneficiando 12 mil pessoas de 18 a 29 anos. As inscrições estão abertas em alguns municípios e outras acontecerão depois do Carnaval. Os cursos com carga de 350 e 600 horas foram montados de acordo com o perfil e a necessidade de cada região.



Entre os arcos profissionais, estão os da construção civil, metal/mecânica, informática, administração, vestuário, alimentação e turismo. O programa vai estimular ainda o empreendedorismo e a geração de renda em atividades alternativas, além de proporcionar chances aos alunos de conhecerem melhor o mundo do trabalho.

AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre