Dori do PT

Dori do PT

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cerca de 50 mil estudantes da rede estadual são avaliados nesta quarta


Cerca de 50 mil estudantes do 2º ano do ensino médio da rede estadual, realizam, nesta quarta-feira (2), a prova do Sistema de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie), da Secretaria da Educação do Estado. A avaliação, que prossegue até quinta-feira (3), está sendo aplicada, pelo segundo ano consecutivo em 232 escolas da rede, exclusivas de ensino médio, sendo 11 delas na capital baiana.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar este sistema, que visa acompanhar o desempenho dos estudantes nas três séries do ensino médio, no intuito de intervir para a melhoria da educação. A primeira etapa do programa foi realizada em 2008, com estudantes do 1º ano do ensino médio e, no ano que vem, será a vez dos estudantes de 3º ano serem avaliados.  “O Avalie é muito importante para os estudantes. A gente fica sabendo nossa nota e, se não nos sairmos muito bem, nos empenhamos mais para o ano seguinte”, adianta Ana Carla Reis, aluna do 2º ano do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho, que fez a prova no ano passado e garante uma melhora no desempenho deste ano.

Além das provas, que geram boletins de desempenho individuais, eles respondem a questionários sociocontextuais que subsidiam na produção de relatórios pedagógicos por unidade escolar. O método possibilita uma amostragem por turmas e também a avaliação do sistema educacional como um todo.
“O foco do trabalho é no progresso do ensino médio. Consideramos a necessidade do processo de avaliação para nos dar indicativos das intervenções necessárias”, explica a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos.

Diferente dos demais estados que possuem um sistema de avaliação próprio, a Bahia inova ao realizar uma avaliação interdisciplinar, atendendo a uma exigência da própria diretriz curricular do ensino médio, que traz a interdisciplinaridade contextualizada como princípio pedagógico. A partir da análise destes resultados, será possível desenvolver políticas públicas que melhorem o acesso, permanência e o sucesso dos educandos numa escola de qualidade. O papel da avaliação é diagnosticar a situação atual para propor alternativas que possam melhorar a qualidade da educação.

Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre