Cerca de 50 mil estudantes do 2º ano do ensino médio da rede estadual, realizam, nesta quarta-feira (2), a prova do Sistema de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie), da Secretaria da Educação do Estado. A avaliação, que prossegue até quinta-feira (3), está sendo aplicada, pelo segundo ano consecutivo em 232 escolas da rede, exclusivas de ensino médio, sendo 11 delas na capital baiana.
A Bahia é o primeiro estado do país a implantar este sistema, que visa acompanhar o desempenho dos estudantes nas três séries do ensino médio, no intuito de intervir para a melhoria da educação. A primeira etapa do programa foi realizada em 2008, com estudantes do 1º ano do ensino médio e, no ano que vem, será a vez dos estudantes de 3º ano serem avaliados. “O Avalie é muito importante para os estudantes. A gente fica sabendo nossa nota e, se não nos sairmos muito bem, nos empenhamos mais para o ano seguinte”, adianta Ana Carla Reis, aluna do 2º ano do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho, que fez a prova no ano passado e garante uma melhora no desempenho deste ano.
Além das provas, que geram boletins de desempenho individuais, eles respondem a questionários sociocontextuais que subsidiam na produção de relatórios pedagógicos por unidade escolar. O método possibilita uma amostragem por turmas e também a avaliação do sistema educacional como um todo.
“O foco do trabalho é no progresso do ensino médio. Consideramos a necessidade do processo de avaliação para nos dar indicativos das intervenções necessárias”, explica a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos.
“O foco do trabalho é no progresso do ensino médio. Consideramos a necessidade do processo de avaliação para nos dar indicativos das intervenções necessárias”, explica a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos.
Diferente dos demais estados que possuem um sistema de avaliação próprio, a Bahia inova ao realizar uma avaliação interdisciplinar, atendendo a uma exigência da própria diretriz curricular do ensino médio, que traz a interdisciplinaridade contextualizada como princípio pedagógico. A partir da análise destes resultados, será possível desenvolver políticas públicas que melhorem o acesso, permanência e o sucesso dos educandos numa escola de qualidade. O papel da avaliação é diagnosticar a situação atual para propor alternativas que possam melhorar a qualidade da educação.
Agecom
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