Aconteceu nos últimos dias 10, 11 e 12 de novembro o processo eleitoral para o Diretório Central de Estudantes da UEFS.
Pelo segundo ano consecutivo, a Juventude do PT na Universidade conseguiu protagonizar uma chapa de oposição à gestão imobilista conduzida pelo PSOL que há anos dirige a entidade.
Um dos pontos centrais do programa da chapa petista OPTAR foi o debate sobre a garantia da Assistência Estudantil e um política de permanência de qualidade na universidade. Questões como o bandejão, as residências e o transporte da comunidade estudantil que nào em Feira de Santana foram amplamente defendidas pelo grupo.
O OPTAR conseguiu explorar a falta de legitimidade da atual gestão e se apresentar como alternativa política para um movimento autônomo e construído pela base.
Para Robson Matos, estudante de Física e Coordenador Geral da chapa Optar – O Tempo não Pára, é preciso fazer um DCE diferente, mais democrático, de portas abertas, que escute a opinião dos estudantes e debata os problemas da universidade e da sociedade. “É preciso dialogar com todas as entidades, independente de quem elas apóiam”, completa Robson Matos.
Os resultado final deu a vitória histórica do OPTAR, com uma diferença de 110 votos num universo de 2382 votantes. Com mais essa batalha vencida no movimento estudantil, a JPT agora está presente e dirige praticamente todos os DCE´s da Bahia.
Adiante a luta da Juventude do PT no movimento estudantil! Adiante OPTAR para mudar o movimento estudantil da UEFS e da Bahia!!
Gabriel Oliveira
Secretário Estadual da JPT - BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre