Dori do PT

Dori do PT

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Presidentes de Diretórios consolidam articulação em torno das Eleições 2010



Durante a reunião do GTE Nacional (Grupo de Trabalho para Eleições), que aconteceu essa semana em Brasília, (10 e 11) os Presidentes Estaduais do PT, no País, foi feito um balanço do quadro político nos Estados, das alianças das potencialidades eleitorais e o GTE deu informes das reuniões da direção nacional com cada partido aliado.


Da reunião, que participaram o Presidente Nacional, Ricardo Berzoini, o Assessor do Presidente Lula, Marco Aurélio Garcia e o Líder no Senado Aloísio Mercadante, teve como objetivo uniformizar o procedimento e envolver as direções estaduais no processo de construção dos palanques de candidatura presidencial nos estados e articulação das chapas estaduais, com o processo da candidatura nacional.

Problemas com o PMDB foram localizados em alguns Estados destacando-se a Bahia, Pará, Rio de Janeiro e o Paraná, onde foram debatidas as formas de superação com vistas à consolidação da aliança nacional. Situações pendentes também foram percebidas junto a outras forças aliadas em diversos Estados.

O Presidente do Partido dos Trabalhadores - BA, Jonas Paulo, avalia que a reunião foi extremamente positiva, pois apontou rumos e localizou ponto de tensão, defendendo que a saída unilateral do PMDB da aliança na Bahia, provocou dificuldades para a unidade nacional.

Segundo ele essa postura tensionou injustificadamente as relações do governo federal com estadual e política de paralelismo nas ações do governo que em nada contribui para harmonização dos partidos da base no governo Lula no Estado.

"Por tratar-se do maior Estado governado pelo PT e o 4° colégio eleitoral no País, e a existência de pontos de tensão e conflitos, na Bahia repercute negativamente na ação política e na eficiência governativa e eleitoral da frente partidária que conduzirá a sucessão do presidente Lula no âmbito da Bahia.” ressalta o petista.

Em fevereiro haverá nova reunião do GTE e dos Presidentes dos Diretórios, quando será feita uma nova avaliação do quadro nacional, sendo realizado um processo de monitoramento das alianças em cada Estado, a partir de agora.
 
PT Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre