Estradas do Polo Industrial de Camaçari serão recuperadas
O edital de licitação e a consulta pública do projeto de recuperação do Sistema de Rodovias BA–093, formado por 125 quilômetros de estradas na região do Polo Industrial de Camaçari (PIC), foram lançados ontem (5) pelo governador Jaques Wagner, no auditório do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). Durante a cerimônia foram apresentados os detalhes do projeto.
como parte da licitação, o projeto de concessão entra agora no período de consulta pública. Qualquer pessoa pode fazer sugestões através da internet. O link da consulta pública vai ser disponibilizado no site do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), www.derba.ba.gov.br. A consulta pública na internet vai até o dia 17 de novembro.
Também serão realizadas duas sessões de consulta presencial. A primeira no dia 26 de outubro, em Salvador, e outra no dia 03 de novembro, em São Paulo. Para aumentar a transparência no processo, a abertura das propostas e o leilão de operação do sistema, que está marcado para o dia 15 de janeiro de 2010, vão ser realizados pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Investimentos
A empresa que apresentar a melhor proposta vai investir R$ 805 milhões durante o contrato. Na primeira etapa, com duração de seis meses e investimento de R$171 milhões, serão feitas obras para recuperar a pavimentação, o acostamento, as sinalizações horizontal e vertical, além da oferta de serviço de resgate, primeiros socorros e reboque. As obras vão ser feitas por meio de contrato de concessão, onde a iniciativa privada vai ser responsável pela recuperação e manutenção da rodovia nos próximos 25 anos.
Na segunda etapa, com duração de três anos e investimento de R$ 192 milhões, será feita a duplicação de 56 quilômetros do sistema, entre eles os 14 quilômetros que ligam Simões Filho a Camaçari, outros 14 quilômetros que ligam o Centro Industrial de Aratu (CIA) ao Aeroporto Luis Eduardo Magalhães e 28 quilômetros entre Camaçari e a Ceasa.
Para Wagner, o PIC, maior complexo industrial integrado da América Latina, precisa de uma nova infraestrutura rodoviária. “Como hoje não temos a capacidade de investimento necessária, a concessão para a iniciativa privada é a solução mais rápida e garante a logística que o pólo precisa”.
O governador também explicou que não se trata de privatização, a empresa vencedora terá a concessão durante os 25 anos e precisa cumprir uma série de exigências para poder cobrar pedágio. “A gente não está entregando definitivamente, e antes da cobrança vão ser feitas melhorias na estrada”, concluiu.
Ainda não está definido o preço do pedágio, mas o secretário da Fazenda, Carlos Martins, adiantou que o valor vai ficar próximo do que será cobrado na BR-324, que é R$1,90. “Esse é o preço inicial, que agente pode trabalhar, ainda não foi definido, mas vamos fazer de tudo para que seja o menor possível”, completou.
recuperação do Sistema BA-093 vai aumentar competitividade do Polo
A modernização da infraestrutura logística do PIC vai reduzir o tempo e o custo do transporte, melhorando a competitividade das indústrias de Camaçari. “Temos sido prejudicados pelo custo do transporte. Os caminhões se desgastam rápido e os trabalhadores passam por estresse diário com as estradas em más condições, agora a dificuldade vai acabar”, disse o presidente do Comitê Cofic, Manoel Carnaúba.
A melhoria das condições do Sistema BA-093 vai proporcionar ganhos reais. “Quando falamos em comodittyes, qualquer centavo faz diferença, vamos gastar menos com a manutenção dos caminhões e os funcionários vão ter mais segurança para ir e voltar do trabalho. Isso vai atrair novos empreendimentos”, concluiu Carnaúba.
fonte: Agecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre