Dori do PT

Dori do PT

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Bacia Hidrográfica do São Francisco mostra grandes desigualdades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira, 22/07, um estudo que mostra que a Bacia Hidrográfica do São Francisco apresenta “grandes desigualdades econômicas e sociais”. A Bacia representa 7,5% do território brasileiro e abriga 9,6% da população do país. De acordo com o estudo, dos 506 municípios que a integram, dois — Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) — totalizam 60,93% da riqueza.
Do total da riqueza, 75,9% foram produzidos por apenas 12 municípios. O estudo mostra que “coexistem pólos de desenvolvimento industrial e agrícola com “vazios logísticos” distribuídos pelos municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal. A distribuição da água também é desigual.
Segundo o estudo, na maioria dos municípios mineiros cada habitante pode consumir de 160 até 640 litros de água por dia, enquanto nas regiões mais secas e com populações maiores, como os municípios da Bahia, o consumo por pessoa fica em 40 a 160 litros por dia.
Outro serviço muito deficiente é o saneamento básico. O IBGE mostra que o problema acontece tanto nos municípios mais desenvolvidos como naqueles estagnados economicamente. O instituto aponta que as soluções para uma melhor distribuição da riqueza da Bacia passam não apenas pela realização de obras de infraestrutura, mas também pela busca de alternativas adequadas a cada realidade. Nesse sentido, existe uma extensa rede de organizações não-governamentais atuando na Bacia, procurando novos caminhos para superar um modelo tradicional de políticas de desenvolvimento para a região.

para reflexão!!!!!!!!!!!!
FONTE http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre