Dori do PT

Dori do PT

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Agricultura

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola concorreu com outros 500 órgãos brasileiros do agronegócio

EBDA é reconhecida como uma das 10 melhores empresas do país no setor
Desde 2007 a EBDA investe na assistência à agricultura familiar
Devido às ações e aos resultados expressivos alcançados ao longo de 2008, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri), foi eleita pela Editora Globo, por intermédio do lançamento da 5ª edição do anuário Melhores do Agronegócio 2009, como uma das dez melhores empresas do país, no tocante ao Desenvolvimento Agropecuário.
A EBDA concorreu com outras 500 empresas brasileiras que atuam diretamente no ramo do agronegócio. A seleção das 10 melhores de 30 setores analisados foi feita pela empresa Serasa Experian.
A premiação aconteceu esta semana no salão de eventos do Credicard Hall, em São Paulo, e contou com as presenças do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do governador de São Paulo, José Serra.
Em seus discursos, eles abordaram a importância das empresas participantes na expansão acelerada da produção agrícola, referente à última safra, a qual resultou na maior colheita de grãos da história do país, onde foram colhidas cerca de 145,8 milhões de toneladas, volume 9,5% superior ao da safra anterior.
Stephanes prevê melhores resultados na safra 2009/2010, que terá a participação direta das empresas que fazem parte do anuário, pois se profissionalizaram a ponto de influenciar positivamente na recuperação da economia mundial. Além disso, buscam, em conjunto com os produtores, reformar o código florestal.
Maior da história - Na Bahia, a safra baiana 2009/2010 se anuncia como a segunda maior da história, diz o presidente da EBDA, Emerson Leal, enfatizando que "a premiação vem solidificar cada vez mais os trabalhos realizados pela empresa, que, além de ter ações destinadas ao agronegócio, vem intensificando o apoio à agricultura familiar, dentro do estado".
Destaque em assistência técnica e extensão rural
O presidente da EBDA afirma que a meta da empresa é se aproximar ainda mais dos agricultores por meio da assistência técnica e extensão rural, "o que, certamente, nos manterá entre os melhores do país".
O serviço de maior abrangência da empresa é a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com atendimento direto aos agricultores familiares em todo o estado.
Por meio dessa assistência, são trabalhadas as demandas dos agricultores familiares nas áreas agrícola, pecuária e de pesquisa, implantando as políticas públicas, no âmbito estadual e federal.
Desde 2007, a empresa bate recorde de Ater e já ultrapassou a sua meta, prevista no Plano Plurianual (PPA) 2008/2009. De janeiro de 2008 a dezembro de 2009, a meta seria atender 150 mil agricultores familiares.
Só no exercício de 2008, a empresa assistiu 176 mil e, até agosto deste ano, ultrapassará 230 mil atendimentos com assistência de qualidade, tecnologias adequadas à realidade do agricultor e técnicos atuantes nas comunidades.
"As ações de Ater contemplam os agricultores em todas as fases das cadeias produtivas, que compreendem as fases antes da porteira até à comercialização, sempre observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas", assegurou o diretor-executivo da EBDA, Osvaldo Alves de Sant’Anna.

http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livre