Encerra na próxima quinta-feira (14) o prazo para os eleitores que não votaram nas eleições do ano passado regularizarem a situação do título de eleitor. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, apenas 4,2% dos 109.126 eleitores baianos que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições procuraram os postos da Justiça Eleitoral para resolver a situação.
No total, 104.507 baianos ainda podem ter o documento cancelado. Caso não compareça aos postos, o cidadão perde direitos como o de emitir documento de identidade ou passaporte, fazer empréstimos, receber salários de função ou emprego público, além de ficar impossibilitado de participar de concursos públicos e de ser nomeado nestes, caso já tenha sido aprovado.
Para realizar o procedimento, o eleitor deve se dirigir ao seu cartório eleitoral ou se dirigir a um dos postos da Justiça Eleitoral nos SACs, de posse do próprio título e outro documento de identidade original, oficial e com foto. A multa a ser paga é de R$ 9 (R$ 3 por ausência, considerando-se que cada turno é considerado uma eleição). Quem não puder pagar a multa, deverá declarar falta de condições financeiras durante a regularização.
Para conferir a situação do documento, os eleitores podem acessar o item “Situação Eleitoral” no site do TSE, através da Central de Atendimento ao Público do órgão; pelos telefones (71) 3373-7217 / 7218, ou nos postos da Justiça Eleitoral. Com informações do jornal A Tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre