
Ao manifestar sua preocupação com a previsão feita pela Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a possibilidade de o país ter problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios em 2015, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) chamou a atenção para a necessidade de preservação dos mananciais.
“É importante o alerta da ANA, pois se isso não for feito talvez as pessoas não acordem para a necessidade de uma ação responsável de preservação de nossos mananciais”, afirmou Pinheiro, em discurso no Senado feito na ocasião do Dia Mundial da Água. O relatório da ANA intitulado Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água estima em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez de água potável no país.
Pinheiro considerou fundamental a realização de investimentos públicos na recuperação da vegetação às margens de cursos d’água e defendeu também a adoção de práticas de uso racional de água nos centros urbanos, através do emprego de válvulas de descarga econômicas e mesmo da construção de cisternas para a captação da água da chuva.
No pronunciamento de ontem (22) à noite, ele destacou também o programa Água Para Todos, que na Bahia fornece acesso a água de qualidade e promove o esgotamento sanitário: “Na Bahia, para se ter uma ideia, nesse primeiro período do governo Jaques Wagner, nós acumulamos investimentos, através da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), da ordem de quase 1 bilhão e 300 milhões de reais”.
Fonte: Ascom do senador Walter Pinheiro (PT-BA)
(com informações da Agência Senado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre