Com o lançamento do novo Portal Brasil, o País entra em um novo estágio na comunicação com a sociedade e os meios de comunicação, avaliou o presidente Lula durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira (3), no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Para Lula, o portal dará ainda mais transparência às ações do governo federal e leva a democracia brasileira à sua potência máxima, num exercício “extraordinário de disponibilizar coisas que antes eram tidas como segredo”.
"É bem possível que tenha gente que não esteja gostando do que estamos fazendo, porque a informação é uma forma de exercício de poder. Quem tem mais informação tem mais chance de influir nas decisões de poder", enfatizou Lula.
O presidente parabenizou o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) e a diretora de Internet e Eventos da Secretária de Comunicação (Secom), Sílvia Sardinha -- a “mãe do portal”.
Ainda falta construir muita coisa no portal, afirmou Lula, e a contribuição dos usuários será fundamental no processo. O presidente reafirmou o que tanto Franklin quanto Sardinha disseram em seus respectivos discursos, de que o Portal Brasil não é de Lula ou do seu governo, mas do Brasil.
“E como não paramos de fazer coisas, sempre teremos o que colocar no portal”, acrescentou o presidente Lula.
O Portal
Em sua primeira fase, o Portal Brasil apresentará 12 áreas de conteúdos temáticos: cidadania, saúde, educação, ciência e tecnologia, Brasil, cultura, economia, esporte, geografia, história, meio ambiente e turismo. Inicialmente, serão oferecidos conteúdos segmentados para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa. Há previsão de estendê-los às crianças, idosos, servidores públicos mulheres e outros públicos.
Após sua total implantação, o Portal passará a oferecer mais de 500 serviços integrados, reunindo acessos para conteúdos diversos. Entre eles informações sobre campanhas de vacinação, nutrição infantil, banco de leite, farmácia popular, Disque Saúde, previdência privada, restituição da Receita Federal, Imposto de Renda, documentação, mercado de trabalho, agricultura, comércio exterior, folclore, patrimônios culturais, tipos de clima, dados demográficos, fauna e flora rural.
O site também contará com uma revista digital, que servirá como vitrine do que existe de melhor no Brasil hoje. A revista terá linguagem multimídia, composta por vídeos, infográficos, textos e áudios. Em sua primeira edição, o destaque será uma reportagem especial realizada na Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina (PI). O nome da revista será definido por consulta aos internautas.
Outro diferencial é a oferta de recursos avançados para ampliar o acesso a deficientes visuais e auditivos. Para facilitar a leitura, os tamanhos das fontes podem ser ampliados, assim como o trabalho com os contrastes de tela. Há, ainda, programas “tradutores” na versão em áudio para a maior parte dos conteúdos escritos.
As principais premissas que nortearam a elaboração do Portal foram: organização das informações; melhoria da acessibilidade; segmentação dos públicos; fortalecimento da imagem institucional do País e a influência sobre a tomada de decisões de estrangeiros pelo Brasil. Na interface voltada ao público do exterior, a intenção é contribuir para o reforço na imagem de uma nação estável. Para atingir tal público, o site apresentará versões em inglês e espanhol.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre