Cerca de 12 mil alfabetizandos do programa Topa - Todos pela Alfabetização receberão assistência oftalmológica em mutirão a ser realizado em Caetité. A ação, que será no dia 28 de novembro, marca o lançamento do projeto Saúde em Movimento, cuja meta é atender a 385.722 alunos do Topa, programa do governo que quer alfabetizar um milhão de baianos até o final de 2010. O projeto é uma parceria das secretarias da Educação e da Saúde do Estado da Bahia e o seu lançamento contará com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
O projeto de assistência oftalmológica oferece consultas, óculos e encaminha os alfabetizandos para intervenções de maior complexidade em oftalmologia. A meta é atingir a 50 mil consultas/mês e oferecer 59 tipos de procedimentos oftalmológicos, entre eles, cirurgia de catarata. Para ser beneficiado é necessário apresentar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado/Topa, documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O Saúde em Movimento vai percorrer as microrregiões do estado, oferecendo atendimento aos alfabetizandos matriculados no Topa.
A iniciativa visa propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado e, consequentemente, melhoria do rendimento dos alfabetizandos e redução das taxas de evasão. Um levantamento realizado na primeira etapa do programa apontou que a maioria dos participantes tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.
Fonte: ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
livre